Confiram o podcast: Tímido Cinema – Tímido Cinema – S01E24 – O Rei Leão na página:
http://timidocinema.com.br/podcast/

Filme: O rei leão
Assistido: 18/07/2019
UCI – Shopping Anália Franco

Aquele filme que tem um gostinho de infância, em 1994 quando a animação clássica foi lançada me lembro de minha mãe me dar uma fita verde com o filme, essa fita se destacava na estante de casa e perdi a conta de quantas vezes assisti, isso se reflete até hoje, pois quando revi a animação a pouco tempo atrás eu conhecia todas as músicas e repetia as falas junto com os personagens…

“Perigo? Hahaha, eu rio na cara do perigo!”
“Lar é onde o bumbum descansa”
“Tá me chamando de porco? TEMQUE ME CHAMAR DE SENHOR PORCO”

Só de citar essas falas já sinto vontade de assistir tanto a animação como o live action novamente.
A animação foi um marco na história pois ela era superior as animações da época e está bonita e atual até  hoje, 25 anos após a sua estréia, da mesma forma que tenho certeza que o live action será lembrado por muito tempo, ele foi totalmente feito em CGI, infelizmente temos alguns recursos que geram uma estranheza na movimentação e na forma que os animais falam, porém nada disso prejudica a experiência do filme.

O Rei leão é responsável pelo primeiro contato que tive com a morte, eu era apenas uma criança com 7 anos e consegui me conectar com a dor do Simba ao perder o Mufasa, é uma história muito bem pensada e ajuda a moldar o caráter das crianças.


Trilha sonora do Hans Zimmer é maravilhosa, as músicas se encaixam com as cenas, no live action tem um momento onde o Simba está andando cabisbaixo no deserto e a música acompanha os passos, isso dá um peso para cena e nos faz compartilhar da tristeza dele.
No filme de 94 sempre achei estranho o fato de o Timão e o Pumba moraram praticamente sozinhos naquela floresta enorme, isso é resolvido no live actinon, somos apresentados a toda uma fauna que torna mais crível imaginar aquele paraíso onde eles vivem.

Os vilões estarem bem mais sombrios, tanto o Scar como as hienas ficaram bem caricatos, aquela hiena fêmea a Shenzi dava até mais medo que o próprio Scar.  

E pra finalizar com uma cereja bem suculenta em cima do bolo temos a questão de o filme ser um musical e você sequer sentir isso, não tem como não ressaltar a música Se preparem que o Scar canta com as hienas, vale a pena baixar a trilha sonora para ouvir pelo Spotfy.

Nota: 9